quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rússia diz que fragmentos de satélite da Nasa cairão em mar na Oceania

Pessoas

Espero que as previsões estejam certas e que os restos realmente caiam onde não poderiam afetar ou atingir nenhuma área habitada.

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (21) que os fragmentos do satélite norte-americano UARS, que deixou de funcionar em 2005, vão cair na próxima sexta-feira no mar de Papua Nova Guiné.
“De acordo com dados que reunimos nesta manhã, a área de queda se encontra a 90 quilômetros ao noroeste de Port Moresby, no Mar de Coral. O tempo calculado é às 00h05 no horário de Moscou (17h05 em Brasília)”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo Alexei Zolotujin.
Na segunda-feira, os especialistas de um centro de controle do espaço aéreo das Forças Espaciais da Rússia anunciaram que a queda dos fragmentos era esperada para 23 de setembro no Oceano Índico.
O satélite de seis toneladas foi desenhado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição. Em 1991, ele foi transportado pelo ônibus espacial Discovery.
Os cientistas da Nasa calculam que o satélite vai ser desintegrado ao penetrar na atmosfera. Eles afirmam que embora nem todas as peças sejam desfeitas, a probabilidade de algumas delas atingir uma pessoa é extremamente pequena. 


Fonte:
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/09/22/74801-russia-diz-que-fragmentos-de-satelite-da-nasa-cairao-em-mar-na-oceania.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário