domingo, 18 de novembro de 2012

Edição 140 - Aprovada alteração no currículo escolar

Pessoas
Ética não deveria ser ensinada, mas repassada dentro do seio familiar.
Porém, com a transferência de responsabilidades atual, pode ser uma maneira de 'ensinar' as crianças e jovens. As famílias perderam ou se permitiram perder a autoridade e responsabilidade.
Quem sabe se com a implantação de 'novas disciplinas' nas escolas os professores, aqueles ávidos por uma sociedade justa e preocupados com a formação do cidadão crítico, possam encontrar respaldo para tal.
A questão é: mas e o novo que nasce velho?
Lembro-me de ouvir Elis Regina e Belchior cantando "... ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". Os professores precisarão trabalhar a questão sem se deixar levar a atender interesses escusos...
Brasil, ame-o ou deixe-o, esta frase ainda ecoa em velhos porões...
Pensem nisso


Aprovada a inclusão de duas disciplinas no currículo escolar

"Ética e Cidadania Moral" e "Ética Social e Política" foram incluídas como obrigatórias na Lei de Diretrizes e Bases

O Senado aprovou na última quarta-feira (14) projeto que obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de Ética e Cidadania Moral e Ética Social e Política. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira ao tornar as duas disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.
Instituída durante a ditadura militar (1964-1985), a disciplina de "Moral e Cívica" deixou de ser obrigatória no país em 1993. No decreto de sua criação, o governo militar dizia que a disciplina tinha entre outros objetivos "a preservação dos valores espirituais e éticos da nacionalidade" e o "fortalecimento da unidade nacional".
O MEC (Ministério da Educação) é contrário ao projeto por considerar que a inclusão de duas novas disciplinas vai promover um "inchaço" nos currículos escolares. Em nota técnica enviada a senadores para criticar o projeto, o ministério diz que o calendário de 200 dias letivos fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação não comporta novas disciplinas.
A proposta havia sido aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado em setembro, mas o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu sua votação em plenário.
Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Em defesa da proposta, Souza afirmou que a inclusão das disciplinas tem o objetivo de fortalecer o sistema educacional brasileiro ao priorizar a "formação moral e ética das nossas crianças".
"Queremos fortalecer a formação de um cidadão brasileiro melhor: pela formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos; por outro lado, pela formação ética, ensinando conceitos que se fundamentam no exame dos hábitos de viver e do modo adequado da conduta em comunidade", afirmou o senador.
Relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que os problemas "cruciais" da sociedade só serão solucionados com políticas educacionais voltadas para a formação moral e ética das crianças e jovens.
"Dada a presente desagregação social pela qual passamos, representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar", disse.

Créditos
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1319071&tit=Aprovada-a-inclusao-de-duas-disciplinas-no-curriculo-escolar



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