Pessoas
Ética não deveria ser ensinada, mas repassada dentro do seio familiar.
Porém, com a transferência de responsabilidades atual, pode ser uma maneira de 'ensinar' as crianças e jovens. As famílias perderam ou se permitiram perder a autoridade e responsabilidade.
Quem sabe se com a implantação de 'novas disciplinas' nas escolas os professores, aqueles ávidos por uma sociedade justa e preocupados com a formação do cidadão crítico, possam encontrar respaldo para tal.
A questão é: mas e o novo que nasce velho?
Lembro-me de ouvir Elis Regina e Belchior cantando "... ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". Os professores precisarão trabalhar a questão sem se deixar levar a atender interesses escusos...
Brasil, ame-o ou deixe-o, esta frase ainda ecoa em velhos porões...
Pensem nissoAprovada a inclusão de duas disciplinas no currículo escolar
"Ética e Cidadania Moral" e "Ética Social e
Política" foram incluídas como obrigatórias na Lei de Diretrizes e Bases
O
Senado aprovou na última quarta-feira (14) projeto que
obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de Ética
e Cidadania Moral e Ética Social e Política. O
projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira ao
tornar as duas disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.
Instituída durante a ditadura militar (1964-1985), a disciplina de "Moral
e Cívica" deixou de ser obrigatória no país em 1993. No
decreto de sua criação, o governo militar dizia que a disciplina tinha
entre outros objetivos "a preservação dos valores espirituais e éticos
da nacionalidade" e o "fortalecimento da unidade nacional".
O MEC (Ministério da Educação) é contrário ao
projeto por considerar que a inclusão de duas novas disciplinas vai
promover um "inchaço" nos currículos escolares. Em nota técnica enviada a
senadores para criticar o projeto, o ministério diz que o calendário de
200 dias letivos fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação não
comporta novas disciplinas.
A proposta havia sido aprovada em caráter terminativo pela Comissão
de Educação do Senado em setembro, mas o líder do governo, Eduardo Braga
(PMDB-AM), pediu sua votação em plenário.
Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o
esvaziamento do plenário, véspera de feriado, e conseguiu incluir a
matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos
líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para
análise da Câmara dos Deputados.
Em defesa da proposta, Souza afirmou que a inclusão das disciplinas
tem o objetivo de fortalecer o sistema educacional brasileiro ao
priorizar a "formação moral e ética das nossas crianças".
"Queremos fortalecer a formação de um cidadão brasileiro melhor: pela
formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a
normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou
religiosos; por outro lado, pela formação ética, ensinando conceitos que
se fundamentam no exame dos hábitos de viver e do modo adequado da
conduta em comunidade", afirmou o senador.
Relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o
senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que os
problemas "cruciais" da sociedade só serão solucionados com políticas
educacionais voltadas para a formação moral e ética das crianças e
jovens.
"Dada a presente desagregação social pela qual passamos, representada
pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola
oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação
dada no núcleo familiar", disse.
Créditos
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1319071&tit=Aprovada-a-inclusao-de-duas-disciplinas-no-curriculo-escolar
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